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Wednesday, August 4, 2010

Jogos massivos online gratuitos e o modelo open source



Estes dias atrás havia comentado em um fórum em tópico onde uma pessoa questionava porque tão poucos jogos open source fazem sucesso.Com isso eu havia pensado um pouco em que modelo de negócio seria mais viável, rapidamente também cheguei a conclusão que jogos massivos online são um bom negócio!

Vamos aos dados.

Quantos jogos gratuitos temos aproximadamente?

Com o mmosite como referência, atualmente são 570 (4 agosto de 2010).Lembra anos atrás, como eram poucos os jogos gratuitos, muito poucos e agora nós temos esta quantidade enorme de jogos gratuitos onde mais e mais empresas de nome estão com planos para seguir o mesmo modelo de negócio.Muitos chegaram a esta conclusão após não conseguirem mais competir com esse modelo, já outros porque conseguiram entender que este modelo era possível de se implementar, tinha uma margem de remuneração aceitável e a principal vantagem é que a satisfação do cliente é priorizada.

Afinal, o que o modelo open source tem a ver com isso?

Simples, você paga quando você quer e para desenvolver o que você quer, enquanto que no modelo tradicional, você paga quando o outro quer, para o que o outro quer desenvolver.

No modelo tradicional temos exemplos de como ele é um pouco contrário a satisfação do cliente, procure por exemplo a relação dos MMOs desenvolvidos pela Sony, quantos deles não foram questionados após certas atualizações.

A questão é, porque que com exemplos como esse os jogos massivos online open source ainda não deslancharam sendo que este modelo de negócio aliado ao modelo de desenvolvimento open source poderia dar um bom casamento?

É difícil responder, alguns jogos como Second Life até fizeram um pouco de sucesso no início, foi até capa de revistas da área, mas hoje ele anda bem esquecido, talvez porque o foco do jogo seja como uma "comunidade" 3D muito abstrata, sem muitos objetivos ou quests que os jogadores estão tão acostumados.

Falta de APIs, engines, frameworks, etc.?

Acho que não.

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